segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tronco de Natal

Antigamente, na véspera de Natal toda a família se reunia diante da lareira . As crianças cantavam canções de Natal e escutavam histórias contadas pelos avós, enquanto uma enorme cavaca queimava. Hoje em dia,  a cavaca de Natal é simbolizada por um bolo (o tronco de Natal), que lembra a cavaca que queimou um dia na lareira. Essa sobremesa tipicamente francesa nasceu em Paris, no final do século XIX, nos fornos do historiador e confeiteiro Pierre Lacam. O bolo tradicional desta quadra natalícia, o tronco de Natal não é mais do que uma espécie de torta com a cor da madeira, recheada e coberta por um creme chocolate,  podendo, o creme, ser aplicado com um saco de pasteleiro canelado, para lhe dar o aspecto de casca de árvore. 

Arroz doce


Este é um doce tradicional presente em todas as mesas portuguesas. O arroz doce é mais uma herança dos portugueses, na realidade originário da Índia, foi mais uma das importações dos portugueses.
A apoiar esta origem oriental desta sobremesa temos alguns pontos fundamentais: o uso da canela, uma especiaria oriental a que nós não tínhamos acesso, e a utilização do arroz e de leite de côco, os alimentos em maior abundância na Índia.
Sendo assim, os portugueses teriam importado esta sobremesa e adaptado aos ingredientes que tinham
.
Confeccionado na Bimby é muito saboroso e poupa-lhe o incomodo de todo o tempo a mexer o arroz durante a cozedura.